domingo, 10 de julho de 2011

Aula de elaboração de currículo

Público-alvo: adolescentes.

Essa aula fica muito interessante fazendo parte de um curso de primeiro emprego, para as meninas que já estão pensando em trabalhar. É necessário avaliar se será adequado para as meninas porque, se elas forem pequenas, podem não estar pensando em trabalho e não se interessar.
Caso elas se interessem, pode ser legal elaborar o currículo com elas, se possível em um computador. Depois, pode-se dar dicas de como complementar o currículo: o que elas podem fazer que tenha a ver com o que querem trabalhar?


Resumo:

Currículo é o documento em que se reúnem dados relativos às características pessoais, formação, experiência profissional e/ou trabalhos realizados por um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico.

10 dicas de conteúdo

Quando o empregador vai analisar se deve ou não te contratar ou te chamar para uma entrevista, há um conjunto de informações que ele precisa saber. Você deve conseguir colocar no currículo essas informações essenciais, sem faltar nada mas também sem enchê-lo de dados desnecessários.

1 - Nada de pressa: Seu currículo não vai ficar pronto em 10 minutos.

2 - Faça um diagnóstico: Procure se informar sobre o empregador.

3 - Seja original: Não copie modelos de currículos prontos na internet.

4 - Seja localizável: As informações de contato são essenciais. Elas devem vir no alto, em destaque, na primeira folha. Não escreva mais do que o necessário.

5 - Tenha um foco: Se você está procurando ao mesmo tempo empregos bem diferentes, faça um currículo separado para cada uma das vagas.

6 - Seja claro, direto e verdadeiro: Incluir a informação correta e completa, de forma direta e resumida.

7 - Escreva de maneira informal, mas corretamente: Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Entregue para alguém revisar, e verifique inclusive os dados e números.

8 - Seja seletivo: O seu avaliador não quer saber onde você fez o pré-escolar. Não incluir essas informações desnecessárias no currículo.

9 - Inclua o essencial:
- informações de contato atualizadas.
- uma caracterização sobre você (nome completo, data de nascimento, cidade onde mora, estado civil, se tem filhos).
- dados sobre as experiências profissionais recentes (empregos, estágios - incluindo período e atividade desempenhada em cada um deles)
- a formação acadêmica
- fatos que possam ajudar a definir você como profissional: participação em cursos e eventos, atividades como instrutor, atividades comunitárias, domínio de idiomas, aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter carro próprio…) e outros itens, desde que sejam relevantes para a vaga pretendida.

10 - Capriche no visual: Imprima com capricho, e entregue originais (e não xerox). Se tiver que corrigir alguma coisa, edite e imprima de novo.

É necessário conciliar vários fatores: você quer que o currículo seja lido e entendido, e ao mesmo tempo não quer correr o risco de ser visto como “mais um” entre milhões de currículos. Também não pode se destacar negativamente por cometer exageros, ou por fazer com que a forma do currículo chame mais atenção do que o conteúdo.


Evitando os erros mais comuns:

1 - Não seja “mais um”.

2 - Não use papéis extravagantes: Escolha um papel de boa qualidade, mas branco, liso e em formato A4. Peça na papelaria por papel A4, gramatura 90 g/m2.

3 - Não inclua uma folha de rosto: O ideal é que ele tenha uma página só, no máximo duas.

4 - Não desperdice esforços com uma capa ou envelope especiais: provavelmente o seu envelope ou capa especial vão para o lixo.

5 - Não use fontes Times New Roman, Comic Sans ou uma fonte extravagante: A Times New Roman é a fonte padrão, então você vai ficar igual a todo mundo. A segunda só é adequada para decorações de festas infantis. Escolha uma fonte clara, sóbria e com boa legibilidade. Por exemplo: Arial, Georgia, Verdana.

6 - Nada de fontes microscópicas: Seu avaliador pode enxergar mal. O ideal é não descer abaixo dos 10 pontos.

7 - Use fontes de preferência em preto: ou no máximo um cinza bem escuro (75% ou mais).

8 - Sem decoração excessiva: Nada de desenhos, gravuras, ilustrações, molduras ou bordas. Se for usar alguma cor (além do preto), que seja só uma, e apenas onde houver necessidade de destaque.

9 - Fuja de papéis em formato estranho: Use sempre papel em formato A4.
10 - Não imprima em formato paisagem: Ninguém quer virar o seu currículo de lado para ler.
Fonte: http://www.efetividade.net/2007/09/07/como-fazer-seu-curriculo-modelos-originais-de-curriculum-vitae-e-dicas-de-preenchimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário