domingo, 10 de julho de 2011

Dinâmicas sobre auto-conhecimento e auto-estima

Público-alvo: meninas de 12 a 16 anos.

Essa sequência de dinâmicas foi feita no Projeto Férias SOlidárias que aconteceu em 2008 em Fortaleza-CE.

Primeiramente, gostaria de dar algumas sugestões a respeito da aplicação das dinâmicas:
O tempo deve ser controlado sem que haja necessidade de apressar o grupo. Se não houver naturalidade na realização das tarefas, os objetivos dificilmente serão atingidos. Também devemos ter cuidado para não nos tornarmos donas do grupo, apenas as coordenadoras – quando há alguém com opiniões indiscutíveis as pessoas se acomodam e se fecham. Ao terminar as dinâmicas, elogiar os pontos positivos (não há necessidade de buscar desesperadamente coisas boas para elogiar, elas surgirão naturalmente, e muito provavelmente do próprio grupo). É importante que sobre 5 ou 10 minutos no final da dinâmica para as discussões e opiniões pessoais (e para cobrir eventuais atrasos na realização da tarefa). 


1º dia: Dinâmica de interação

Objetivo: promover o entrosamento entre os membros do grupo e a confiança nas voluntárias, e provocar abertura para a realização das demais atividades. Antes de começar essa dinâmica, pedir que as pessoas falem nome e idade.

*Divide-se o grupo em subgrupos (sendo 30 pessoas, 5 grupos de 6 seria ótimo). A cada grupo é dado papel e lápis de cor. Pede-se que o grupo se una para criar um produto que seja útil para a humanidade. Todas as características do produto devem ser descritas, seu modo de produção, preço etc. Depois, o grupo deve tentar convencer os outros grupos de que seu produto é útil e deve ser adquirido. É possível perceber com muita clareza os papéis assumidos pelo indivíduo no grupo: líder, porta-voz, líder sabotador, bode expiatório...
Essa dinâmica é  muito legal! As pessoas ficam orgulhosas de seu produto, ajuda na auto-estima, sentem-se capazes de fazer algo bom e útil. Outra conseqüência, muito positiva, é o indivíduo perceber que, quando há pessoas unidas pela realização de algo, o objetivo pode ser atingido e que a colaboração de todos é importante – estimula um comportamento cooperador e não egoísta.

15’ –  apresentação dos membros e divisão dos grupos (falar sobre expectativas)
25’ –  explicação da tarefa e realização
10’ –  apresentação do resultado
10’ –  discussão e novas expectativas 


2º dia: Autoconhecimento

*Cada participante deve escrever uma carta contando de si mesmo, mas como se outra pessoa estivesse escrevendo (ex: seu pai, mãe, irmã(o), namorado, amigo...). Nessa carta, ela mostrará os defeitos que incomodam as outras pessoas (por isso a carta é feita em 3ª pessoa), as qualidade que vê em si mesma, sua história de vida. O fato de ser “outra” pessoa a escrever a carta tem 2 motivos: 1) a pessoa coloca-se no lugar do outro. A troca de papéis é importante para novas interpretações de uma situação. 2) a pessoa admite características pessoais que não admitiria se fosse “ela”, porque no momento ela é o olhar do outro.
Depois dessa dinâmica, as participantes serão estimuladas a conversar conosco sobre essa experiência.

Segue um roteiro para a conversa:
-> o que sentiu enquanto escrevia a carta
-> se percebeu algo de novo que nunca havia percebido em si
-> se há alguma das características descritas que ela gostaria de mudar (e conversar sobre os meios a serem colocados)
-> se ela gosta dessa pessoa que está na carta e por que (haverá uma palestra sobre auto-estima no dia seguinte)
-> o que ela gostaria que fosse diferente na história 

É importante destacar que as conversas não serão fáceis. Não desistam! Se elas estiverem buscando alguém para conversar é porque desejam conversar a esse respeito. Algumas participarão mais, outras menos – isso é normal.

As conversas devem ser levadas com muita delicadeza e respeito, pois serão tratadas as emoções e vida intima da pessoa, ou seja, o que ela tem de mais seu.

Além disso, o roteiro é só para dar uma base. O principal é a empatia –  a pessoa precisa perceber que está sendo compreendida e não analisada.
5’ –  apresentação da atividade
40’ –  realização da tarefa
10’ –  palestra de conclusão e motivação às conversas
5’ - comentários 

3º dia: Palestra sobre Auto-estima


4º dia: Sonhos

Distribui-se um balão, um pedaço de papel e uma caneta a cada pessoa. Deve-se escrever no papel os sonhos (planos, projetos...) e colocar dentro do balão. Quando cada um estiver com seu balão cheio, com o sonho dentro, distribui-se palitos de churrasco exortando a todos que cada um defenda seu sonho. A reação será um tentar estourar a bola do outro. No final, se fará notar que o objetivo não é destruir o sonho do outro, mas conservar o seu. Seguirá uma palestra.

15’ –  palestra preparando dinâmica
10’ –  dinâmica
35’ –  palestra e encerramento

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